quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Um Quarto da Riqueza Americana está nas Mãos de 1%!

Um dos problemas mais graves em nossos dias é a desigualdade social. A Bíblia, o livro da igualdade, ensina que esse é um dos sinais da breve volta de Cristo. Ele, que pregou a igualdade, virá para pôr fim as injustiças sociais, com o estabelecimento de um reino igualitário. Um de seus seguidores, o apóstolo São Tiago, escreveu um alerta para os ricos que oprimem os pobres. A menção da “vinda do Senhor” evidencia que sua mensagem está dirigida aos que vivem imediatamente antes desse acontecimento.


“Eia agora, vós ricos, chorai e pranteai, por causa das desgraças que vos sobrevirão. As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão roídas pela traça. O vosso ouro e a vossa prata estão enferrujados; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e devorará as vossas carnes como fogo. Entesourastes para os últimos dias. Eis que o salário que fraudulentamente retivestes aos trabalhadores que ceifaram os vossos campos clama, e os clamores dos ceifeiros têm chegado aos ouvidos do Senhor dos exércitos. Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações no dia da matança. Condenastes e matastes o justo; ele não vos resiste. Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes; fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.” (Tiago 5:1-8).

“Os Estados Unidos são o país mais rico do mundo e seus ricos ganham cada vez mais. Em 2007, último ano que teve dados disponibilizados, os 1% mais ricos aumentaram sua parcela na receita do país para 23,5%, segundo análise das declarações de renda feita por dois economistas, Emmanuel Saez e Thomas Piketty. A concentração de renda da elite atingiu o maior patamar desde 1928. Dois terços dos ganhos do país entre 2002 e 2007 ficaram com os 1% mais ricos, enquanto os 90% mais pobres ficou com apenas 12% do total dos ganhos excedentes.” (ww.opiniaoenoticia.com.br)


Ribamar Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo!