segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Talento não é Tudo

Acabei de ler o excelente livro Talento não é Tudo, de John C. Maxuell. Esse autor americano “é especialista em treinamento de líderes e possui reconhecimento internacional.” É considerado hoje um guru da liderança mundial. Através de duas organizações que fundou Maxuell já treinou mais de um milhão de líderes nos cinco continentes. Mediante mais de 12 milhões de livros vendidos, milhões de pessoas foram beneficiados por suas idéias. As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança já vendeu mais de um milhão de exemplares nos EUA. Em suas palestras são encontrados “executivos das maiores empresas norte-americanas e líderes de governo”. (John C. Maxuell, Talento não e tudo (Rio de Janeiro:Thomas Nelson, 2007), orelha.

Os livros de Jonh Maxuell têm impactado a minha maneira de encarar a liderança, o sucesso e o trabalho em equipe. Com certeza você também será beneficiado ao conhecer as idéias desse notável escritor e palestrante. O que mais me impressiona é que Maxuell (que é pastor) usa a Bíblia como fonte para suas principais lições sobre liderança e sucesso. Apesar da reserva com que é tratado esse livro sagrado no meio empresarial, Maxuell têm conseguido cativar líderes do mundo inteiro com suas lições. É gratificante constatar que uma nova geração de gestores de diversos segmentos está sendo influenciada pelas idéias bíblicas.

Entre as principais lições de Talento não é Tudo quero destacar as seguintes:
1. Todos têm talento, mas ele não é tudo - “Todos temos algo que podemos fazer bem... toda pessoa é capaz de fazer algo melhor do que as dez mil pessoas ao lado... você têm talento e pode desenvolver esse talento.” “Talento é um dom dado por Deus que deveria ler celebrado”. “Se só talento é suficiente, então porque eu e você conhecemos pessoas talentosas que não têm um grande sucesso?” “as escolhas importantes que você faz... irão distingui-lo dos outros que têm somente talento.”

2. Acredite em você mesmo - “Uma vez que as pessoas descobrem a área em que têm mais talento, o que muitas vezes as atrapalha não é falta de talento, mas falta de confiança em si mesmas, uma limitação que elas impõem sobre si... quando acreditam me si mesmas, as pessoas liberam o poder que têm e os recursos à sua volta que, quase de imediato, podem levá-las a um nível superior.” “A vida é uma bicicleta de dez marchas. A maioria de nós tem marchas que nunca usamos.” Charles Schulz “Em se tratando de acreditar em si mesmas, algumas pessoas são agnósticas!”

3. A iniciativa põe seu talento em ação - “o lugar onde sua vida acaba não é determinado tanto por onde você começa e sim por se você começa” “Quase todo mundo tem bons pensamentos, idéias e intenções, mas muita gente nunca os traduz em ações. Para isso é necessário iniciativa.” “Se quiser atingir seu potencial você têm de mostrar iniciativa.”
4. Um caráter sólido é necessário – “Muitas pessoas com talento chegam ao auge do sucesso, mas as que não desenvolvem um forte caráter raramente continuam assim por muito tempo... as pessoas não podem ir além das limitações do seu caráter... as pessoas talentosas são, às vezes, tentadas a tomar atalhos. O caráter impede isso. O caráter as ajuda a ter bom senso. O caráter desenvolve o que há dentro delas. O caráter faz a diferença para elas.” “o caráter é a soma de todas as nossas escolhas diárias” Magaret Jensen. “O que fazemos em uma grande ocasião provavelmente dependerá do que já somos e o que somos será o resultado de anos anteriores de autodisciplina.” Henry Parry Liddon

5. O trabalho em equipe faz o sonho funcionar- “Se você acredita que uma pessoa é obra de Deus (no que acredito) então um grupo de pessoas talentosas comprometidas a trabalharem juntas é uma obra de arte.” “O talento vence o jogo, mas o trabalho em equipe vence campeonatos.” “Se você quiser fazer algo realmente importante, então o faça como parte de uma equipe.”

a. As equipes envolvem pessoas permitindo mais energia e idéias que um único indivíduo.
b. As equipes maximizam os pontos fortes de um líder e minimizam seus pontos fracos.
c. As equipes compartilham o crédito pelas conquistas e a culpa pelas derrotas, levando a humildade e a comunhão. As equipem mantêm os líderes a par do objetivo. Quem não se liga a um grupo pode mudar de objetivos sem prestar contas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo!