segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Rio ou Jerusalém: Para onde você vai?



Após a escolha do Rio de janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016, o nome da cidade maravilhosa se tornou ainda mais popular entre os brasileiros. Os cariocas que sempre acreditaram que o Rio de Janeiro continua lindo terão agora a oportunidade de mostrar toda essa beleza encontrada nas praias, no Corcovado, no Cristo Redentor, no Maracanã... a todo o mundo.

Durante os jogos Olímpicos bilhões de pessoas entrarão em contato com o Rio. Milhões de expectadores verão a Olimpíada pela TV e internet; milhares de brasileiros e estrangeiros assistirão as competições ao vivo; centenas de atletas virão para a competição, dezenas de países (dos cinco continentes) estarão ali representados.

O Rio é chamado de cidade maravilhosa. Maravilhosa por sua gente tão hospitaleira e apaixonada pela alegria; maravilhosa por seus pontos turísticos encantadores; pela qualidade de sua música; pelo sabor de sua gastronomia; pelo calor de seu clima... Tudo isso vai garantir a vinda de milhares de turistas, atletas e ex-atletas, chefes de estado, jornalistas e curiosos em geral para conhecer os encantos do Rio.
Infelizmente o Rio também tem imagens negativas que serão vistas com mais claridade pelos olhos curiosos do mundo. A violência urbana, o mundo do tráfico, os meninos de rua, as favelas, a injustiça social, o horror da prostituição infanto-juvenil etc. Essas realidades provam que embora
o Rio seja lindo, não é uma cidade ideal para se viver. É um lugar lindo, porém feio; popular, porém amedrontador; livre, porém escravo...
Ao contrário eu conheço uma cidade perfeita para você viver. Eu lhe convido a conhecer, visitar e morar em Jerusalém, a cidade do grande Rei. Com os olhos da fé, não apenas faça turismo, mas se torne um morador de Jerusalém, “a santa cidade” (Apocalipse 21:10). Ela não vai passar por nenhuma obra, pois foi preparada desde a “fundação do mundo” (Mateus 25:34) para toda a humanidade, embora ali só entrarão os fiéis de todas as eras. Desde a criação do homem, milhões de pessoas de todas as nações são convidadas a serem cidadãos dessa ilustre cidade.
Abraão, por exemplo, “aguardava a cidade que têm fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador” (Hebreus 11:10). Assim como ele, milhões de homens e mulheres que viveram pela fé, sabiam que Deus “lhes preparou uma cidade” (Hebreus 11:16). Essa promessa também é sua. Não se preocupe se não puder ir ao Rio - no Brasil, porque você tem a oportunidade de viver em Jerusalém - no céu. Acheguemo-nos, portanto “a cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia” (Hebreus 12:22).
Por mais que o Rio seja bonito, não chega aos pés de Jerusalém, “a qual têm a glória de Deus. O seu fulgor [é] semelhante a uma pedra preciosíssima, como pedra de jaspe cristalina. [Têm] grande e alta muralha, dozes portas, e junto às portas dozes anjos, e sobre elas nomes inscritos, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. A muralha da cidade [tem] doze fundamentos e [estão] sobre estes os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro... A cidade é quadrangular... O seu comprimento, largura e altura são iguais.
"A estrutura da muralha é de jaspe; também a cidade é de ouro puro, semelhante a vidro límpido. Os fundamentos da muralha da cidade estão adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento é de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda; o quinto, de sardônio; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o undécimo, de jacinto; e o duodécimo, de ametista. As doze portas são doze pérolas, e cada uma dessa portas de uma só pérola.
"A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente. Nela não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-poderoso e o Cordeiro. A cidade não precisa de Sol nem da lua [com o Rio], para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada. As nações andarão mediante a sua luz, e os reis da terra lhe trazem a sua glória. As suas portas nunca jamais se fecharão de dia, porque nela não haverá noite. E lhe trarão a glória e a honra das nações. Nela nunca jamais penetrarão cousa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no livro da vida do Cordeiro.” (Apocalipse 21:11-27).
Daqui a sete anos O Rio vai ser sede dos Jogos Olímpicos, vai se tornar a capital mundial dos esportes. Dentro de pouco tempo “a cidade santa, a nova Jerusalém”, vai ser o “tabernáculo de Deus com os homens. Eles serão povos de Deus e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem prato, nem dor”, porque ali estará à sede do governo de Deus, a capital do universo. Mas essa promessa é somente para os vencedores, “quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com foto e enxofre, a saber, a segunda morte” (Apocalipse 21:2-8).
Entre as belezas de Jerusalém estão as suas ruas de ouro, o rio da água da vida, a árvore da vida, mas o melhor dessa cidade é que nela “nunca mais haverá maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão. Contemplarão a sua face, e nas suas frontes está o nome dele. Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do Sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos (Apocalipse 22:3-5).
Ribamar Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo!