segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O primeiro ano de Obama


Ele conseguiu realizar mais do que dizem seus críticos, mas as grandes metas ainda não foram atingidas.

O presidente Barack Obama fez muitas promessas antes de ser eleito. Acabar com a guerra no Iraque, conciliar os Talebans, fornecer assistência médica a todos e diminuir as emissões de gases para salvar o planeta são algumas delas. Um ano depois nenhuma foi cumprida. Apesar disso, Obama já conseguiu melhorar a imagem dos Estados Unidos perante o mundo.

Obama declarou a uma multidão em Nova Orleans neste mês que ele sabia que não seria fácil e que toda mudança é difícil, principalmente as grandes. Prometer o impossível e fazer com que muita gente acredite em suas promessas devido a sua excelente capacidade de oratória irrita seus admiradores. Se analisarmos de maneira razoável, o presidente está se saindo bem e até já conseguiu estabilizar o sistema financeiro.

Talvez com a recuperação da economia ele comece a consertar o orçamento. Pode ser que suas reformas na saúde limitem os custos ou que ele consiga chegar a um acordo com o Irã e a outro sobre a diminuição da emissão de gases. Com relação ao Iraque, o presidente norte-americano está retirando suas tropas de forma gradual e sensata. É muito cedo para saber se isso tudo vai acontecer, mas nos próximos meses os Estados Unidos e o resto do mundo saberão se ele pode ou não.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo!