segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Final do Bom de Bíblia


No último sábado, 31 aconteceu a final do III Bíblico Sul Americano para juvenis. 24 juvenis de oito países para a grande final. Segundo o pastor Otimar Gonçalves, coordenador do mega concurso, o objetivo é motivar crianças e adolescentes "a compreender que a Bíblia não é um livro antigo, mas possui ensinamentos atuais para a vida deles".


Rodrigo Otávio da Silva (centro)

Estudar a Bíblia e testar os conhecimentos não é tão novo: o primeiro concurso internacional de Bíblia aconteceu em 1958. Mas o plano de leitura integral das Escrituras é ainda mais antigo. Em 1816 Guilherme Miller iniciou um estudo seqüencial (de Gênesis a Apocalipse). Sua meta não era a corrida contra o tempo, mas a compreensão completa e satisfatória dos textos lidos.

Ellen White conta como os pioneiros adventistas liam a Bíblia: "Reunia-me com eles (Tiago White, José Bates, Estevão Pierce, Hiram Edson e outros), e estudávamos e orávamos fervorosamente. Muitas vezes ficávamos reunidos até alta noite, e às vezes a noite toda, pedindo luz e estudando a Palavra. Repetidas vezes esses irmãos se reuniram para estudar a Bíblia, a fim de que conhecessem seu sentido e estivessem preparados para ensiná-la com poder." [2]

De 1844 a 1980 "os adventistas foram conhecidos, por muitos anos, como "o povo da Bíblia". Seus fundadores amavam a "verdade", e eram profundos estudiosos da Palavra de Deus". Em 1849 J.N. Andrews disse que "se o Novo Testamento fosse perdido, eu o poderia reproduzir palavra por palavra.". Durante este período, era um sagrado costume adventista fazer o Ano Bíblico.

Os Concursos e os Grandes Estudiosos
Haroldo de Castro Lobo

Haroldo de Castro Lobo leu a Bíblia 60 vezes. Ele dirigiu dois concursos nacionais de Bíblia e colaborou para a realização de três concursos internacionais de Israel. Em 84 anos de vida (50 como adventista), leu a Bíblia 60 vezes.

Sérgio Vieira de Araújo, em 92 anos de vida leu a Bíblia 116 vezes. Ele fundou o I Núcleo da Igreja Adventista em São Luiz - MA.


Chico Bíblia

Em 1958 foi realizado o I Concurso Internacional da Bíblia, com a adventista Irene dos Santos alcançando o primeiro lugar na etapa nacional e o terceiro na final internacional (dos 15 finalistas três eram adventistas). "Irene levou para os jornais o nosso nome, demonstrando realmente que somos o povo que mais conhece as Sagradas Escrituras."

Em 1961, na segunda edição desse concurso, Yolanda Anversa da Silva ficou em 1º lugar na etapa nacional. Na final mundial concorreu com um adventista e outros 15 participantes, alcançando o segundo lugar, mesmo com protestos da imprensa e do público. "Após uma luta pelo desempate entre Yolanda Anversa da Silva (Brasil) e o Rabino Yihya Alsekh (Israel), os juízes deram o 1º lugar ao rabino. Mas a imprensa e o público não aceitaram o veredicto do júri, pois Yolanda também respondeu a pergunta do desempate. Foi feita tão grande propaganda a seu respeito que, afinal, lhe concederam também a Medalha de Ouro do 1º lugar. Por isso ela é a única que tem duas medalhas." [4]

Yolanda Anversa explica seu plano de leitura: "Dizia de mim para mim: A Bíblia é a carta de Deus aos homens. Se eu tenho que ler alguma coisa boa, vou ler a Bíblia e entesourar no coração e na mente seus ensinamentos. Mas como começar? Valeu-me a tabela do então chamado "Ano Bíblico".Formar este hábito não foi fácil. Quantas coisas aconteceram através desse tempo! Mas a firme vontade de estar apegada à Palavra, foi vencendo".

Na terceira edição do concurso, o adventista José Ribamar Pereira de Menezes ficou em 7º lugar, e o argentino Jacobo Beredjikuan em nono. Em primeiro outro adventista, o australiano Graham Mitchell. Em 1966 a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) lançou o I Concurso Bíblico Nacional, sendo vencido por Mariazinha de Almeida. Na segunda edição, a ganhadora foi Gerda de Burgo.


Mário Edson Gonzalez
Em 1981, já na quarta edição do Concurso Internacional da Bíblia, Francisco Alves de Pontes, conhecido como Chico Bíblia, ficou em segundo lugar. (dos 36 finalistas 3 eram adventistas).Em 1973, a Divisão Sul Americana, lançou seu primeiro concurso bíblico. A final foi realizada em Lima, no Peru, no dia 21 de outubro e o primeiro lugar foi de Mário Edson Gonzalez, da união Sul Brasileira.

Em 2008, a Divisão lançou a segunda edição do concurso, que movimentou a juventude adventista em etapas nas igrejas, nas associações, uniões, encerrando na grande final da divisão, transmitida através da Rádio e TV Novo Tempo. Rodrigo Otávio da Silva Mota, que representou os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, sagrou-se campeão, levando para casa uma viagem para assistir a 59º Assembléia Mundial da Igreja Adventista, que será realizada em junho de 2010, na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos. Atualmente Rodrigo estuda teologia na Universidade Adventista da Bolívia.

Fonte: www.desbravadores.org (ligeiramente adaptado).

Referências:

[1] Ellen White, Mensagens Escolhidas, volume I, página 206.
[2] Alberto Timm, Revista Adventista de junho de 2001.
[3] Claudio Belz, Revista Adventista, novembro de 1958, p. 26.
[4] Moisés S. Nigri, Revista Adventista de janeiro de 1965.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo!