quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Especialistas em Fazer o Bem


O Valor Das Especialidades Dos Desbravadores

Ao ser convidada para participar do Clube de Desbravadores uma jovem muito consagrada disse : "Não posso... pois não gosto de subir em árvores." Ao ser indagado porque suas duas adolescentes não ingressavam certo pai afirmou que não as inscrevia porque aquele clube só sabia fazer "nós" e "sapatear" ( referindo-se a Ordem Unida). Certo Diretor desabafou: "Pastor já não sei o que fazer meu clube vai fechar." "Faça todas as especialidades "ao terminar lhe dou mais idéias" foi a resposta.

Essas situações lustram a atitude da Igreja, dos pais e desbravadores diante das atividades do clube. Muitos imaginam ser acampar e "subir em árvores" a única coisa que as juvenis aprendem; líderes desconhecem as múltiplas opções e se contentam a "marchar" como soldadinhos; quantos ignoram a importância das especialidades e se estressam "inventando" o que seus desbravadores fazerem.

O Clube de Desbravadores destaca-se como organização "Co-Educacional" que complementa o currículo escolar. Seu programa, seguido à risca, produz um harmonioso desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e espirituais - tripé da verdadeira educação. Não é a toa que o Presidente Lula classificou o último Campuri Sul-americano como "uma rara oportunidade para o estreitamento dos laços de amizade... para troca de experiências, o exercício de habilidade e... aquisição de mais conhecimentos " além de incentivar meninas e meninos "a assimilarem e praticarem os ensinamentos ministrados nas reuniões da rotina do Clube." [1]

A presença dos ex-ministros da Educação Paulo Renato de Sousa e Cristóvão Buarque além de muitas outras autoridades em eventos desse tipo confirma a importância que se dá as ações dos Desbravadores para o bem estar do país[2]

Embora o currículo do clube inclua as classes J.A destacaremos agora o valor das especialidades .

Origem e Propósito

Os méritos Vocacionais (depois "especialidades") foram projetados pelo Departamento de Jovens da Associação Geral em 1927. C. Lester Bond, então secretária elaborou as primeiras (1928) 16 que com algumas alterações "permanecem até hoje." Muitos distintivos eram costurados em máquinas caseiras, nas casas dos juvenis. Depois "outros ... juntaram-se aquelas.... Hoje os Desbravadores tem cerca de 250 especialidades ... reconhecidas no mundo todo. Muitas outras são autorizadas pelas Divisões e campos locais." [3]

Definição - "As especialidades são... janelas de descobertas dentro da estrutura da Igreja." Através delas o juvenil explora os principais ramos do conhecimento humano (habilidade manuais, domésticas e profissionais), natural (estudo da natureza e atividade agrícolas) e espiritual (atividades missionárias). .

Cada especialidade constitui "um curso que apresenta um assunto" com valor prático melhorando o estilo de vida "afetando diretamente os aspectos social, emocional, físico e espiritual"; dirigindo a pessoa a amar profundamente Seu criador e entregar-se a vida a seu serviço e da comunidade. [4]

Cada curso oferecido é composto de perguntas e exigências práticas apresentadas nas reuniões por instrutores ou pessoas especializadas. Só após as pesquisas, apresentação dos trabalhos e exame final o desbravador é investido com a insígnia correspondente numa cerimônia especial. Há especialidades para todos os gostos. [5] A criança escolhe as que mais lhe interessam e se adaptam a suas aptidões. Em pouco tempo a faixa fica repleta de distintivos que "indicam, o que eu sei fazer o que conheço e posso ensinar aos outros." [6]

Benefícios

Elevam a auto-estima - Segundo Naney Vam Pelt (em seu livro Filhos, Educando com Sucesso) "a especialidade é algo que a criança pode fazer bem e que servirá de compensação quando rejeitada pelo grupo" por mais que os pais a protejam! Para meninos ela recomenda "Carpintaria; aeromodelismo, tocar algum instrumento musical, fotografia" etc. e para meninas natação, costura, tecelagem, desenho, escrita etc. Essas especialidades vão contribuir "para formar sentimentos de auto aceitação", a despeito de suas dificuldades naturais (baixa- estatura, obesidade, etc.)

Na faixa etária do clube a criança já possui habilidades ou aptidões, ela conclui "que poderão ser a base para algumas especialidades... (que) podem mudar com a idade e o amadurecimento. Toda criança precisa ter alguma habilidade que lhe permita enfrentar os pontos ásperos" da vida. Quantos pais apoiariam mais os clubes se tão somente conhecessem esse conceito da psicologia moderna. Com 10 anos têm –se “disposição para todo (e) um gosto especial pela caça, pesca natação ... uniformes ... uma facilidade especial para aprender religião, leitura, cálculo, desenho, música, etc., e as coisas que esquecem no decorrer da vida". [7]

Completar uma especialidade é "algo interessante e divertido" enquanto proporciona a sensação de realização e orgulho próprio. (especialmente no momento da condecoração). Não resta dúvida que isso tudo eleva a auto-estima e previne traumas (futuros).

Vocação Profissional - A ansiedade porque passa o adolescente na escolha da profissão é amenizada ou anulada quando ele participa do clube. A especialidade proporciona o contato com várias profissões que poderão se tornar a sua, como nesses casos:

Formação do caráter - Segundo o pastor Ivancy Araújo existe um propósito oculto nas especialidades. No processo de conhecer lugares, memorizar versos bíblicos, colecionar cactos ou orquídeas, varrer a casa e passar a roupa, visitar museus o caráter do jovem é formado e são corrigidos imperfeições.

O Desbravadorismo "possui elevados padrões para ajudar e edificar um caráter para o reino do céu".[8]

O simples fato do juvenil aprender a costurar as insígnias na faixa em ordem (são agrupadas pela cor de fundo) imprimirá em sua conduta organização e operosidade.
A finalidade desses estudos é "ajudar no desenvolvimento espiritual do caráter", o propósito final é ajudar a pessoa "crescer em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens" conforme o jovem Jesus (ver Lucas 2:52)

Serviço Missionário - A missão do clube é levar a mensagem do advento a todo o mundo em sua geração e salvar do pecado guiando no serviço. Para tanto há 16 especialidades missionárias além de muitas outras com tópicos evangélicos. O juvenil é motivado a batizar-se e aprende como ganhar seus colegas e familiares para Cristo.

Ellen White escreveu: "As próprias crianças devem ser ensinadas a fazer pequenas serviços de amor e misericórdia em favor dos menos afortunados ... Ensinem-lhe que é digno esforça-se para fazer algo que honre a Jesus e abençoe a humanidade. Mesmo na infância podem ser missionárias" [10]

Recreação Saudável - Hoje a TV, o vídeo game, o computador são o divertimento predileto. Isso é preocupante.

Para Nancy Van Pelt "toda atividade que observa uma grande porção do tempo da criança exercerá uma influência poderosa em seu caráter. Como a criança em média assiste a umas três horas de televisão por dia isso a influencia grandemente. Muitos programas infantis têm um alto teor de violência , espiritismo e perversões sexuais". A TV ensina "desonestidade, sexo ilícito, divórcio, delinqüência juvenil e homossexualismo". A TV é uma escola de violência. A violência apresentada passa a fazer parte da vida e comportamento das crianças. [11]

Assistir em excesso pode comprometer o hábito da leitura. [12] Ela também "interrompe a comunicação familiar", gera insensibilidade ao sofrimento e "reduz a participação nos esportes.

Esses fatores aliado a diversões como circo, cinema, jogos de azar comprometem a formação de "caráter simétrico ".

Quando bem aplicados as especialidades são o melhor concorrente dos modernos divertimentos. Ao invés de assistir TV até tarde, o juvenil irá produzir um vídeo para ver com a turma; no lugar de estragar a mesada no fliperama, ele colecionará cartões, conchas fósseis, selos. etc. Vai preferir contar uma história bíblica com fantoches no lugar de ir ver o circo.

Contato com a Natureza - Além dos 52 estudos da natureza, 52 ao ar livre (chamados hoje recreativas) dezenas de outras produzem um intercâmbio com a natureza - a casa do Desbravador. "Em si mesmos o encanto da Natureza desvia a alma do pecador e das atrações mundanas para a pureza para a paz e para Deus... (os) estudantes devem... ser postos em íntimo contato com a natureza... as faculdades mentais são fortalecidas desenvolvendo o caráter e toda a vida enobrecida."[13]

"Devemos no santo dia de descanso estudar as mensagens que Deus para nós escreveu na natureza. Devemos estudar as parábolas do Salvador onde ele as pronunciou, nos campos e sob o céu aberto entre a relva e flores. A medida que penetramos no seio da natureza Cristo nos torna real a sua presença e nos fala ao coração de sua paz e amor"[14] “habilitamo-nos... para compreender mais amplamente as lições da palavra de Deus" [15].
Conclusão - O estudo das especialidades é de um valor incalculável. Os benefícios não se resumiram ao comportamento exterior, afetam positivamente a formação do caráter. O mais impressionante é que os conhecimentos adquiridos tornam-se ações humanitárias. O desbravador sente um forte desejo de amar e auxiliar seu próximo.

Parafraseado Francisco Lemos poderia ser dito: Milhares de juvenis cresceram com ajuda das especialidades! Hoje são empresários, pastores, professores, médicos e gente espalhada no mundo todo anunciando com a sua vida que Jesus em breve vai voltar. A faixa de especialidade, as insígnias alcançadas, as investiduras são lembranças da esperança plantada no peito com amor brincadeira e muita felicidade.
Ribamar Diniz (Bacharel em Ciências da Religião, Líder de Desbravadores e Estudante de Teologia na Universidade Adventista da Bolívia)

Referências
[1] Revista Adventista, fevereiro de 2005, pág. 2,23.
[2] Ver Revista Adventista novembro de 1996, pág. 23.
[3] Manual de especialidade pág. 07.
[4] Ver Manual de Especialidade pág.8.
[5] Remo Díaz, Na Trilha da Aventura, pág. 27.
[6] Ibid. pág. 26.
[7] Adeus a Infância - Emilio Athanásio, pág. 12,13.
[8] Manual do Clube de Desbravadores, pág.27- 30.
[10] Ellen White, Serviço Cristão, pág. 31.
[11] Nancy Vam Pelt Filhos, Educando com Sucesso, pág. 130, 131.
[12] Ver Rubens Lessa - Meditação Matinal 2000, pg. 109.
[13] Parábolas de Jesus págs., 27, 25.
[14] Educação pág. 120, Ibid.pág. 27.
[15] Ellen White, O Desejado de todas as Nações pág. 71.

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