sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O Que Fazer Numa Vigília Jovem

“Ao som da fervorosa oração todo o exército de Satanás treme” (Ellen G. White)

"As vigílias que jovens realizam são maravilhosos encontros de espiritualização e treinamento. Vejo em todo esse esforço a providencial mão de Deus preparando Sua juventude para a terminação da obra da pregação do ‘evangelho eterno’. Uma das metas é voltarmos a ser o ‘povo da Bíblia’ e a outra é ver Jesus ainda nesta geração.

(1)Tenha um propósito totalmente espiritual. (Mt 6:33).
“O foco principal da vigília jovem não é namorar, fazer novos amigos, reencontrar irmãos, ‘tietar’ o pregador famosos ou pedir autógrafo ao cantor ‘X’. Tudo isso tem seu lugar e o momento apropriado, porém, afirmo mais uma vez: o propósito principal é a comunhão dos jovens com Jesus.

(2) Estude a Bíblia com atenção
“Estamos todos empenhados numa ‘revolução’ pelo retorno a Bíblia. Voltemos para a Bíblia enquanto temos oportunidade para isso.

“Fico triste quando vejo alguns pregadores que exploram pouco o texto bíblico. Outros lêem a Bíblia apenas para dar satisfação a quem está presente. Há aqueles que nem lêem mais as Escrituras. Há outros que passam todo o precioso tempo do sermão contando historinhas fantasiosas para os jovens rirem. Percebo que a meta desses é agradar para depois serem carinhosamente chamados de ‘legais’ ou ‘bacanas’. Isso poder ser um hábito maléfico para o pregador, para a igreja e para os próximos pregadores. Há alguns que parecem mais animadores de auditório do que ministros da Palavra de Deus. É preciso haver mais zelo e reverência na hora da apresentação do sermão... alguns até contam casos de duplo sentido...'uma única frase da Escritura e de muito mais valor do que dez mil idéias e argumento humanos’ (Ellen G. White, Conselhos sobre saúde, 253).

(1)Preguemos mais sermões bíblicos

(2) nós pregadores não somos comediantes e muito menos animadores de auditório.

“O sermão não é entretenimento; é ‘alimento’ espiritual para nutrir a alma... deve haver menos entretenimento e mais treinamento para juvenis e jovens.

(3)Chegou a hora de testemunhar
“... As pessoas estão cansadas de ouvir teorias, elas querem ver uma vida de cristianismo...
“Se você conhece pessoas que tiveram uma profunda experiência com Deus, convide-as para testemunhar na vigília. Mostre que Deus ainda faz milagres, diga a todos que Deus ouve e Se importa conosco.

(4) Mantenha o foco da vigília na missão da igreja.
“Todos os grandes movimentos de reavivamento tiveram como resultado imediato o cumprimento da missão de Deus num mundo perdido. Todas as partes da vigília jovem devem convergir para o cumprimento da missão da igreja: a pregação. Que cada jovem pregue de acordo com o dom que recebeu...todos os participantes da vigília devem ser desafiados a cumprir a missão da igreja... ‘é em trabalhar para difundir as boas-novas de salvação, que somos levados para perto do Salvador” (Ellen G. White, O Desejado de todas as nações, 340).


(5) Tenha convidados especiais para cantar.
“‘A música deve ter seu lugar em nossos cultos. Isso aumentará o interesse. ’(Ellen G. White)

“Poucos meios há mais eficientes para fixar Suas palavras na memória do que repeti-las em cânticos...[A música] é um dos meios mais eficazes para impressionar o coração com as verdades espirituais’” (Ellen G. White, Evangelismo, 496).


“Quando digo convidados especiais, estou falando de cantores que devem somar e não ser as estelas solitárias do espetáculo.


‘“... Gostaria de ver nossos cantores e músicos ouvindo mais os sermões em vez de ficarem no camarim, ou atrás do palco tirando fotos e dando autógrafos. Gostaria de vê-los mais com a Bíblia na mão perscrutando o texto bíblico na hora da mensagem falada. Gostaria também de vê-los orando um pouco mais: antes, durante e depois de suas apresentações. Gostaria ainda de ver sua roupa em conformidade com a doutrina adventista da modéstia cristã. Gostaria de ver um pouco mais de discrição quanto ao assunto de dar autógrafos e tirar fotos; deveriam se discretíssimos nesse particular. Também não concordo com a idéia secular de fã clube; até entendo que um site ou um blog bem feitos e bem diagramados podem ajudar e muito aqueles que fazem da música um ministério. Digo outro vez, o centro deve ser Jesus. Tudo aponta par Ele e dEle advém (Cl 1:16).

“Mas às vezes é mais difícil disciplinar os cantores e mantê-los em forma ordeira, do que desenvolver hábitos de oração e exortação. Muitos [cantores] querem fazer as coisas à sua maneira. Não concordam com deliberações, e são impacientes sob a liderança de alguém. No serviço de Deus se requerem planos bem amadurecidos. O bom-senso é coisa excelente no culto do Senhor’” (Ibid., 505).

“Quanto ao tempo... vai depender da disposição e do interesse do grupo...termine a vigília fazendo um desafio a todos os presentes. Seja ele, falado ou materializado numa folha de papel, em forma de voto..avalie com critério... a programação, visando sempre o nome de Jesus...”

Otimar Gonçalves, Revista do Ancião, outubro a dezembro de 2009, 26-28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo!