domingo, 20 de setembro de 2009

ADRA está entre as 100 Marcas Sem Fins Lucrativos mais poderosas

A obra do Mestre Jesus Cristo é apresentada na Bíblia com um aspecto triplo. São Mateus escreveu que Jesus iniciou suas atividades em um grande centro: “Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo.” (Mateus 4:23) Em seguida Ele percorreu “todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades” (Mateus 9:35). Por fim seus discípulos se seguiram realizando a mesma obra: “Depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele” (Lucas 8:1). Um grupo de discípulos modernos de Cristo começou suas atividades caritativas através da fundação da ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) em um grande centro: Os Estados Unidos da América. Expandiram sua obra através do mundo até reconhecerem confiança dos investidores e doadores, respeito de vários organismos internacionais e governos, além da gratidão dos milhões de beneficiados.

Esta agência de esperança “foi iniciada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia como um caminho para seguir o exemplo de Cristo de servir e cuidar de quem precisa. Simplificando a ADRA melhora a vida das pessoas ao redor do mundo” (www.adra.org). “A ADRA é uma organização não governamental presente em 125 países e que provê desenvolvimento comunitário sustentável e assistência em casos de catástrofes sem consideração política ou afiliação religiosa, etária, de sexo, raça ou étnica.” (www.portaladvntista.org).

As atividades foram iniciadas em 1956 sob o nome Serviço Social Adventista, mas em 1984 mudou o nome para ADRA e o foco para desenvolvimento; em 1989 começou a trabalhar com o alto escalão das Nações Unidas para os refugiados (ACNUR), fornecendo educação para 37.000 refugiados liberianos; durante o genocídio em Ruanda (1994) foi a única organização não governamental autorizada a permanecer no país, atendendo 1.000 pacientes por dia; Em 1997 é concedido a ADRA status Consultivo Geral das Nações Unidas; em 2001 é selecionada com uma das 14 agências para fazer parte do Programa Global de Educação Alimentar. Mais recentemente após o tsunami na Ásia, a ADRA seguiu dando sua resposta atendendo vítimas em quatro países. (www.adra.org).

A ADRA foi reconhecida como uma das 100 marcas mais valiosas entre as 1,5 milhões de entidades sem fins lucrativos nos EUA, de acordo com um novo relatório.

O relatório Cone Nonprofit Power Brand 100, que apareceu no New York Times e em outras publicações proeminentes, classifica a ADRA em 76º lugar dentre as organizações que trabalham para prover ajuda humanitária, proteção ambiental, assistência social, educação, serviços de saúde e advocacia dos direitos dos animais. Outras organizações sem fins lucrativos reconhecidas no relatório foram a Associação Cristã de Jovens, o Exército da Salvação, a Sociedade Americana Contra o Câncer, a Fundação Make-a-Wish (Faça um Pedido), o World Wildlife Fund (Fundo Mundial para a Vida Selvagem), Fundação Special Olimpics e Boy Scouts of America.

“Sentimo-nos orgulhosos pelo reconhecimento... e por termos obtido a reputação de uma organização com integridade inflexível”, disse Charles Sandefur, presidente da ADRA Internacional. “Seguimos comprometidos com a causa, dando prosseguimento à nossa missão para fazer a diferença na vida dos necessitados ao redor do mundo”.

De acordo com Alison DaSilva, vice-presidente executivo da Knowledge Leadership and Insights for Cone, o relatório destinou-se a prover informação e motivação necessárias às organizações sem fins lucrativos não apenas para proteger suas marcas, mas também para torná-las mais eficientes.

Em acréscimo às suas últimas realizações, em 2008, a ADRA foi reconhecida, por quatro anos consecutivos, como uma das 400 organizações sem fins lucrativos dos EUA, de acordo com a Chronicle of Philanthropy, um informativo quinzenal do mundo das organizações sem fins lucrativos mundiais e a fonte máxima de notícias para as entidades caritativas. A Better Business Bureau (BBB) Wise Giving Alliance também conferiu à ADRA seu quinto Selo Caritativo consecutivo em reconhecimento à eficiência da ADRA e compromisso para com a transparência e prestação de contas. A ADRA também segue detendo a classificação de quatro estrelas na Charity Navigator, o maior avaliador independente dos EUA.(www.portaladventista.org).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo!